terça-feira, 19 de julho de 2011

Dicas de como realizar uma boa pintura.


Resultados idênticos aos da pintura a óleo, custo bem menor, durabilidade igual, adequado para quem tem alguma alergia aos produtos da pintura a óleo. A diferença está no tempo de secagem que é mais ou menos igual ao da pintura acrílica, podendo ser usado também o látex acrílico.

Passos

1.    Esta técnica destina-se  também a principiantes, para praticar, para experientes que queiram utilizar uma nova técnica, e para aqueles que tem alguma alergia à outros produtos. Mas mesmo assim, deve-se pintar ao ar livre, ou em ambiente ventilado, porque não deixa de apresentar um  certo cheiro.

2.       A característica principal, é que as cores são produzidas no momento de cada etapa da pintura, não necessitando que as cores sejam idênticas, Pode-se produzir centenas de tons com as cores primárias, mais marrom e preto, e mais a cor do substrato que é a própria tinta látex (polivinilacetado,PVA) ou acrílica. Com um conta gotas com água, pode-se retardar um pouco o tempo de secagem. Pode-se usar vários tipos de pincéis. Produz-se as tonalidades com gotas de corantes sobre o látex, na própria palheta, mistura-se bem, e faz-se a fusão rapidamente com o plano próximo, (outro detalhe próximo) Antes que a tinta seque, conservando-se um pincel de cerdas duras, próximo e limpo, esfrega-se entre os pontos de fusão para se conseguir resultados de transição. Pode-se usar o lado com trama de uma chapa de Duratex na medida que quiser, geralmente 30x40 cm, ou telas para pintura à óleo.
3.       Pode-se envernizar com o verniz usado em pinturas à óleo, pouco tempo depois de terminada a pintura. Importante : Antes de colocar a base da pintura, que é o látex branco diluído, para se fazer o esboço do tema, deve-se passar duas ou três demãos de selador para madeira, com um intervalo de 20 minutos entre cada aplicação. Depois, passa-se uma duas demãos de látex branco. Conforme digitei no início, para que tem alguma sensibilidade com relação à tintas, é preferível usar o látex PVA em lugar do látex acrílico. Estas informações destinam-se a quem já tem prática de pinturas, e queiram experimentar uma técnica parecida com a pintura acrílica em tubos, com uma boa economia, e com excelentes resultados.

Avisos

  • Manter os recipientes fechados para não secar, agitar bem os frascos com corantes, usar tinta e corantes de boa qualidade, usar látex de 1 litro que produz um grande rendimento, controlar a fluidez da tinta com gotas de água, e misturar muito bem a tinta. geralmente perde-se um pouco de tinta, mas com prática, produzir-se-á a quantidade aproximada para uma determinada área da pintura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário