Paisagens Divinas

Loading...

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pintura em Madeira-Como Fazer

PINTURA EM MADEIRA - COMO FAZER

Alguns detalhes devem ser observados antes de iniciar a pintura de uma peça ou objeto, seja em madeira, gesso, resina, etc. Procure e utilize sempre todos os meios e cuidados para fazer um trabalho de qualidade. Afinal, seu nome artístico deve estar ligado a trabalhos de beleza impar. Sejam as imperfeições da madeira, a aplicação do produto errado ou sua má aplicação, o resultado final não será adequado. No processo final da preparação da madeira, ao lixar, tenha paciência em cada detalhe. Do primeiro contato com a peça de madeira até a última secagem de cera, tinta ou verniz, a atenção deve ser redobrada, não se descuide de nenhum detalhe. Os produtos indicados nesta página estão à venda na soliarte.
Existe um produto moderno, produzido com alta qualidade, que está se firmando no mercado para acabamento de peças a nível profissional. Praticamente, é aplicado em uma só demão, deixando o produto final perfeito. Este produto poderá ser colocado em qualquer ambiente, mesmo na mesa de alto executivo. Estamos falando da Pátina Cera Mural. As possibilidades de acabamento e combinações são fantásticas. Um produto agradável de se trabalhar e com alto rendimento (acaba saindo mais em conta que as tintas). Aos poucos, você poderá adquirir um leque de cores, solventes, pastas metálicas prata e ouro. O pincel utilizado para sua aplicação é da linha popular da Tigre (cabo amarelo). O mais interessante é que o custo da Pátina Cera é um pouco maior, porém, o rendimento é muito superior ao da tinta PVA ou acrílica. Após montar sua base de produtos para Pátina Cera o custo ficará bem abaixo das tintas.
Deve-se seguir as orientações dos fabricantes de tinta? Segundo os fabricantes, a tinta correta para madeira é o esmalte sintético (hoje já existe esmalte com solvente à base d’água) ou o verniz. Como a madeira normalmente apresenta imperfeições, é recomendado utilizar uma base niveladora (normalmente sintética). Ainda, segundo os fabricantes, deve-se aplicar o esmalte sintético após a base niveladora. Os artesãos, para simplificar seu trabalho mandam bala no Látex – PVA ou tinta acrílica comum. As peças ficam bonitas mesmo aplicando diretamente o PVA. O ideal nos casos de aplicação em madeira de qualidade inferior (exceto verniz) é utilizar a base niveladora, pois protege mais a madeira e facilita futura mudança de projeto, onde se queira, por exemplo, envernizar a peça. Nas peças feitas em MDF utilize diretamente o PVA, sem utilizar a base niveladora. Não se esqueça que o acabamento da peça será de modo usual. O ideal para um acabamento profissional é utilizar a Pátina Cera, recomendamos da marca Mural.
Deve-se seguir as informações constantes nos rótulos das embalagens das tintas? As dicas dos fabricantes de tintas para tempo de secagem, e outros cuidados com a mesma, devem ser seguidas à risca. Sempre leia todas as informações impressas nas embalagens antes de iniciar qualquer trabalho. Cuidado extremo com as crianças. Na dúvida ligue para os fabricantes de tinta, que mantém equipes técnicas especializadas para este tipo de consulta.

Custo:Não utilize somente produtos baratos. Para uma perfeita pintura compre sempre o melhor pincel e a melhor tinta. A peça de madeira também dever ser de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário